terça-feira, 10 de maio de 2016

ETNIA ASSURINI DO XINGU

Fonte:ISA

Asurini (Asonéri, na língua Juruna) significa "vermelho", mas esse grupo autodenomina-se Awaeté, que significa "gente de verdade". A língua Asurini pertence à família linguística Tupi-Guarani e localiza-se atualmente à margem direita do Rio Xingu.

Desde que foi realizado o contato, em 1971, muitos Asurini foram mortos em conflitos com os Kayapó ou os Araweté, quando tiveram mulheres e crianças que foram sequestradas.

São diversos tipos de habitações, a mais comum é a do tipo regional, com paredes de barro, estrutura de madeira e cobertura de palha. A família extensa é um grupo de mulheres relacionadas por parentesco, sob liderança de um homem, onde se mantêm relações de cooperação nas atividades de subsistência. Nas famílias nucleares, existe a poliandria, onde a mulher mais velha passa fase de procriação e a mais nova dedica-se intensamente às atividades rituais. Essas atividades realizadas pelas mulheres são cantadoras que acompanham o pajé, pintura corporal, decoração de cerâmicas e trabalham na roça, cozinha, tecelagem e coleta.

A principal atividade de subsistência do grupo é a agricultura, principalmente a produção de mandioca que representa o elemento básico da dieta alimentar. Há também a fabricação de produto, sendo que esse é o principal produto. Assim, o preparo do solo é responsabilidade dos homens (broca, derrubada, queimada e coivara) e para as mulheres a função de cultivo e a colheita.

Fonte: ISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário